sábado, 13 de agosto de 2011

Como cozinhar feijão na panela de pressão

Esse post é especialmente para duas mocinhas que irão se casar este ano. Ambas terão que assumir um lar e além de mulheres lindas, terão que ser administradoras e cozinheiras em alguns momentos. Mas, acredito que este post ajudará também a várias pessoas que penam para cozinhar aquele feijão de todo dia, que quando não queima, fica duro ou descorado.

Primeiríssimo passo:
A compra do feijão é muito importante, sempre compro o feijão carioca (é aquele marronzinho rajado). É importante observar o tamanho do feijão, sempre dê preferência para os grãos menores (eles são mais novinhos e ficam mais vermelhinhos quando cozidos).

Passo a passo:
  1. Em uma vasilha coloque a quantidade de feijão que pretende cozinhar. Lembrando que deste deverá ser retirado todas as pedrinhas e feijões estragados. Ou seja, nesta vasilha deve ser colocado o famoso feijão "catado". Recomendo que meça a quantidade de feijão em copos para saber quanto de água irá colocar.
  2. Lave o feijão muito bem, duas ou 3 vezes, escorra-o e reserve.
  3. Pegue a panela de pressão, coloque o feijão e complete com água. Para cada copo de feijão é necessário colocar 5 copos de água. Importante: a água tem que ficar pelo menos 2 dedos abaixo da tampa da panela.
  4. Coloque o feijão para cozinhar em fogo alto e quando a panela começar “apitar”, abaixe o fogo, conte 30 minutos.
  5. Vencido o tempo de cozimento, desligue o fogo e deixe a panela perder a pressão para poder destampar. Eu como sempre estou compressa, coloco a panela em baixo da torneira aberta até toda a pressão sair. É bom não ficar perto. Ah, dizem que isso estraga a borracha da penela, mas prefiro comprar borracha de vez em quando do que ficar esperando a panela esfriar.
  6. Como cada feijão mesmo sendo carioca é de um jeito, caso ele não esteja bem cozido, coloque mais um pouco de água, misture com uma colher limpa e coloque-o de volta em fogo baixo por mais 10 minutos aproximadamente.
Uma dica de como temperar o feijão:
Coloque 1 colher (sobremesa) de óleo em uma panela, 1 colher (café) bem cheia de tempero alho e sal, 2 conchas pequenas de feijão cozido e um pouco de água, caso o feijão esteja com pouco caldo. Deixe ferver um pouco e prove, caso esteja sem tempero pode colocar sal ou um caldo de bacon (fica muito bom). Deixe ferver mais um pouco e está pronto.

Importante:
O feijão que está cozido para durar muito tempo, distribua porções em vasilhas pláticas e coloque no freezer.

Espero que este passo a passo seja bem útil.

Beijinhos!!!

31 comentários:

Anônimo disse...

Adorei Roberta!

Só acho q para ser mais saudável, é melhor substituir o tempero alho e sal e o caldo de bacon por tempero fresco, para que não gosta de comer tempero como eu, pode-se bater tudo no liquidificador, cebola, tomate, pimentão, cebolinha, salsa com um pouquinho de água.

Abs

Ana Luísa Abreu disse...

Adorei a dica! Amooo Bacon!!!! rsrsrsrs

Anônimo disse...

Nossa minha amiga, essa dica da panela de pressão...me salvou aqui em casa....
Minha primeira vez com a panela de pressão..rsrs
e graças á você, foi tudo sucesso...
Obrigadoooo Ótimo Blog...

Grace disse...

Amei a dica, muito obg!!

Gilmar Campos disse...

hehe ajudou até eu!! homem também tem que cozinhar pra ajudar a esposa!!
Obrigado pelas dicas!!

Cozinha da Robs disse...

Queridos, fico super feliz por ter ajudado com a dica! Continuem acessando o blog e praticando na cozinha.
Beijinhos!!!

Roberta disse...

suas dicas são ótimas. Obrigada!

Sidney M disse...

Me ajudou muito....valeu!!!!

Sidney M disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tudo que tem com ci disse...

Valeuoooo Robs! Ajudou pra caramba!! Beijocas

Tudo que tem com ci disse...

Valeuoooo Robs! Ajudou pra caramba!! Beijocas

Gilson Vieira disse...

Valeu hoje fiz feijão para agradar minha esposa ela trabalha pra caramba e eu e meus filhos resolvemos dar uma forcinha,obrigado

Luciana disse...

Hoje é a primeira vez que estou cozinhando feijão. Depois volto para contar o resultado. Beijinho!

Luciana disse...

Ficou uma delíciaaaaaaa! E meu marido adorou a surpresa porque era sempre ele que cozinhava o feijão em casa (eu tenho medo de panela de pressão! Ou melhor... tinha!)
:)

paulo edson matos xavier disse...

Valeu pela dica, homem também tem que cozinhar para ajudar a esposa(2), não me sinto tão perdido depois de ler aqui.

DIEGO BARD disse...

AJUDOU BASTANTE EU QUE NÃO SABIA COZINHAR AGORA ESTOU BOM D+++ NA COZINHA HOMEM TEM AJUDAR A ESPOSA...

Anônimo disse...

Obrigada Robs,
Valeu mesmo! Estava perdida por aqui (sou iniciante).
Você sabe que eu contava com instruções no pacote de feijão, né? E não tem!
Mas achei um carioquinha bem bonito e está no fogo, na panela de pressão!
Beijos
Marina

Anônimo disse...

Obrigada...recem-casada e nunca usei panela de pressao. Otima dica. Bj

ALINE REZENDES disse...

Nooh dá hora...minha mãe viajou e é ela quem toma conta da culinária. ..to arroiada aqui..kkkk essas dicas me ajudaram muito...

Juliana Quirino disse...

Dicas faceis e práticas... muito legal o blog :) e adorei ler os comentarios dos homens que ajudam na cozinha... eh isso mesmo!! :)

Laura Raquel disse...

Minha mãe saiu e eu fiquei com o feijão como tarefa. Vê se pode isso !? Nunca fiz feijão. Mas para tudo tem sua primeira vez!! Agora é só esperar os 30 minutos, espero que fique bom ;) muito obrigado pelas dicas, foi muito útil, só não sei se vai ficar bom!! Rsrsrs beijos obrigado pelas dicas.

Anônimo disse...

Otima dica. Moro no exterior e sinto muita falta do feijaozinho brasileiro dodia a dia. Maos a obra, preciso me virar. Obrigado

Anônimo disse...

Sou idoso, viúvo, moro sozinho, suas dicas estão sendo muito importante para eu, quando eu tiver alguma dúvida, vou abrer o seu blog, e assim vou aprendendo também...Obrigado, wilson.

Anônimo disse...

Sou idoso, viúvo, moro sozinho, suas dicas estão sendo muito importante para eu, quando eu tiver alguma dúvida, vou abrer o seu blog, e assim vou aprendendo também...Obrigado, wilson.

Anônimo disse...

Obg Roberta..será mais que util ,....

Anônimo disse...

Obg Roberta..será mais que util ,....

Anônimo disse...

Adorei Robs. Achei um cupom desconto Walmart pra uma panela de pressão elétrica e me lancei. Muito boa!

Rita

Anselmo Venditi disse...

ficou ótimo obrigado pela ajuda

Anônimo disse...

Me ajudou muito tbm

Otavio disse...

Vou na fé !

Léo Plautz disse...

hj minha primeira vez rsrsrsrs